sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Pais podem usar técnicas de adestramento nos filhos


Por Cláudia Fusco

O treinador de cães Cesar Millan faz o maior sucesso nos Estados Unidos com suas técnicas revolucionárias de adestramento. Autor de quatro livros, Millan assegura que o melhor método de educar seu cachorro é mostrar quem é o líder – você, caso tenha ficado alguma dúvida – de maneira firme, confiante e serena. Nada de perder o controle, gritar ou dar puxões no pescoço do bicho. A ideia é que o dono exerça a função de “líder do bando” ou da matilha, ou seja, seja o macho-alfa da relação.

Bom, até aí tudo certo. O curioso é que as técnicas de Millan têm sido reproduzidas aos montes em blogs e fóruns online voltados para educação infantil. Sim, é isso mesmo: alguns pais acreditam que os filhos podem ser “treinados” da mesma maneira que seus cães. E estão levando a coisa a sério.

A jornalista britânica Lucy Atkins, do jornal The Guardian, decidiu testar os ensinamentos de Millan em casa. O resultado? Com o cachorro, o pior possível: a jornalista teve que gritar para que seu labrador atendesse ao comando. Mas quando pediu com “calma autoridade” aos filhos que desligassem a TV, foi recebida com olhares intrigados – e atendida.

Para certos especialistas em pedagogia, a ideia de “adestrar” crianças é absurda e mais remedia do que ensina de fato. O que você acha? Vale a pena tentar?







Fonte: Revista SUPER