terça-feira, 25 de agosto de 2009

na inglaterra, um big brother em 20.000 casas


o governo inglês decidiu que tem que fazer alguma coisa sobre as 20.000 famílias mais problemáticas do país, algumas das quais parecem fazer parte de quadros sobre adolescentes difíceis na TV do mundo inteiro.
e esta “alguma coisa” pode ser um dos projetos mais polêmicos de todos os tempos na ilha e no mundo: o governo anunciou um esquema para instalarCFTV [circuito fechado de TV] nas casas das tais 20.000 famílias-problema e mantê-las sob supervisão 24h por dia. o custo por casa vai de £5.000 a £20.000 [entre quinze e sessenta mil reais] pelos próximos dois anos, o que custaria aos cofres de sua majestade a bagatela de um bilhão e duzentos milhões de reais.
image
a inglaterra deve ser o país mais vigiado do mundo. consta que tem o maior número de câmeras de segurança por habitante do planeta. sempre que estou por lá, tenho a estranha sensação de há alguém me olhando o tempo todo. na praça [acima, CFTV em trafalgar sq.], rua, restaurante, hotel, estrada… todo lugar. sem falar em lugares que eles consideram de alguma “segurança”, como prédios públicos, universidades, aeroportos, estações de trem e lugares de concentração popular. nas escolas da ilha, a novidade sãocâmeras nas salas de aula, para supervisionar alunos e professores. coisa de louco.

(...) leia a matéria completa. clique aqui (...)



Fonte: Terra Magazine